Dúvidas frequentes sobre sancas
Prezados Clientes,
Apresentamos alguns esclarecimentos a respeito de nossas sancas em XPS (poliestireno extrudado). Trata-se de um material pouco conhecido, mas com muitas aplicações na construção civil. É importante fazer uma distinção entre o XPS e o EPS (poliestireno expandido) mais conhecido como Isopor, apesar do material utilizado para a produção dos dois ser o mesmo, o XPS é produzido numa extrusora, assim o material fica uniforme sem bolinhas e muito mais resistente, as sancas feitas de isopor apresentam a textura do isopor (bolinhas), mesmo após algumas demãos de tinta, o que não ocorre com o XPS.
Você deve ter escutado muitas pessoas chamarem o material utilizado para fazer as sancas de "polietileno ou poliestileno" o que são denominações incorretas, na verdade trata-se de poliestireno XPS ou EPS (isopor).
Seguem alguns esclarecimentos de dúvidas mais frequentes:
1-Qual é o tempo de instalação?
Por nossos instaladores, normalmente até 100 metros de um a dois dias.
2-Tem alguma garantia?
Com certeza, 1 ano de garantia, menos contra pancadas.
3-Existe metragem mínima para compra?
Não. Só recomendamos a compra acima de 20 metros em função da instalação, pois os instaladores cobram taxa mínima, com isso abaixo de 20 metros o preço do metro instalado sai mais caro. Inclusive recomendamos, caso você tenha alguma dúvida com relação a qualidade e queira colocar na casa inteira que experimente 20 metros, se o resto for mais 20 você não terá custo adicional nenhum. Temos certeza que depois de ver o resultado, você vai comprar para o resto da casa e pedir que o instalador volte e termine o serviço.
4-Com relação ao acabamento, existe alguma vantagem com relação ao gesso?
Não se o gesso for muito bem instalado. Mas se você já viu uma sanca ou moldura de gesso instalada, garantimos que a nossa e similar ou muito melhor, pois nosso material não tem imperfeições e o acabamento é excelente.
5- É preciso ser um profissional da área para aplicar este produto?
Não, uma das vantagens é justamente a facilidade de uso, as colas têm um tempo de cura longo e é possível reposicionar e fazer ajustes se perceber que há algo a corrigir. O único momento que exige mais cuidado é quando for utilizar cola quente pois uma vez seca não há como descolar sem quebrar a montagem, mas basta alinhar bem as partes a serem coladas e no caso dos cantos e bordas verificar se a montagem vai ficar correta encaixando no canto na parede sem colar, se estiver correto faça a colagem. Recomendamos utilizar uma linha para traçar o local onde for colar, assim fica fácil manter o alinhamento evitando retrabalho.
6- Instrução de instalação, instale você mesmo:
- Como adquirir nossos produtos?
Basta selecionar o modelo de sanca, medir cada parede dos cômodos onde serão colocadas e enviar as medidas destacando as quantidades de cantos interno (mais comuns), cantos externos e blocos de canto. Será feito um orçamento e após a aprovação, o pedido será processado e enviado de acordo com as opções de frete disponíveis.
-Como medir um cômodo e calcular a metragem necessária para uma residência?
É algo bem simples mas, há alguns pontos que podem gerar dúvida. Para exemplificar temos o esboço de um quarto, o que devemos fazer é medir cada parede e, depois somar as quatro medidas, no caso abaixo devemos somar as medidas das paredes A,B,C e D o que nos dá 3+2,5+3+2,5=11 metros lineares. Às vezes é comum as pessoas confundirem com medida de área e multiplicar a largura pelo comprimento e obter 7,5 m², o que seria útil no caso de comprar piso para o quarto. No nosso caso isso está errado!
Outra consideração, em construções onde os cômodos não estão no esquadro, é comum as paredes não terem as mesmas medidas, daí a sugestão de medir cada parede separadamente e fazer a soma.
Uma vez feito este cálculo acima deve ser levado em consideração que as sancas e molduras são produzidas em barras de 1,2 m que é o mínimo que vendemos, então se deve dividir a medida de 11 m por 1,2 m o que dará 9,16 barras, aí é só arredondar para 10 barras e multiplicar por 1,2 m o que daria 12 m. Essa é a metragem necessária para o exemplo dado.
- Que ferramentas e materiais são necessários?
- Esquadro;
- Estilete;
- Pincel atômico fino ou marcador;
- Trena;
- Espátula de plástico;
- Pistola de cola quente;
- Cola PL500 ou massa corrida com cola branca ou silicone Flexite de uso geral (ambos da Cascola) recomendado;
- Massa acrílica para pequenas correções.
- Como cortar?
É possível cortar as sancas com um estilete ou faca afiada, arco de serra ou com cortador de isopor com fio aquecido (processo que utilizamos), lembrando que é possível fornecer os cantos já cortados em meia esquadria para rápida instalação sem a necessidade de cortes complicados na obra, poupando tempo de instalação, basta solicitar.
- Como colar?
Existem várias colas no mercado para aplicar na colagem das sancas, como a PL500 da Cascola e até mesmo silicone. Em ambiente externo onde o gesso não é usado, é possível colar com cimentcola, bastando fazer alguns frisos na parte de traz da sanca ou moldura, para uma maior aderência. Para emendar as sancas para formar peças de dois metros e fazer a montagem dos cantos e bordas utilizamos cola quente, pois é uma solução rápida e confiável. Basta usar uma régua para manter o alinhamento. É importante lembrar que muitos instalam usando massa corrida misturada com cola branca, com resultados excelentes.
- Como pintar?
As sancas podem ser pintadas com tintas imobiliárias, látex e acrílicas, e ainda com esmaltes sintéticos à base de água como os da marca sherwin-williams ou Coral. Um dica é não dissolver a tinta em água para pintar as sancas, pois fazendo isso a tinta fica rala e serão necessárias mais demãos.
Que tipo de preparação é necessário?
Apenas recomendamos limpar o local da aplicação para que tenha uma boa aderência, as juntas podem ser preenchidas com massa acrílica, massa corrida e em alguns casos a própria cola ou tinta sem diluir proporciona um acabamento desejado.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento, entre em contato!
Leia também dúvidas frequentes sobre papel de parede.
Atenciosamente,
Sancas BH
SANCAS E MOLDURAS EM XPS.